sábado, 13 de dezembro de 2014


 A popularidade dos vilões e a queda dos personagens "perfeitos"




 De uns tempos pra cá está bem claro que as preferencias das pessoas nos personagens tem mudado bastante, isso é bem obvio na verdade, mas eu só fui parar pra pensar mesmo nisso ao ver esse vídeo, que é uma crítica ao filme "Homem de Aço":


 É com esse vídeo que me introduzo no assunto.
 A algum tempo eu também havia visto alguém comentar isso pra mim de que atualmente personagens vilões estavam sendo muito mais adorados do que personagens considerados deus e sem nenhum defeito. E isso me faz pensar, nossos conceitos estão deturpados ou apenas queremos algo mais perto da realidade?
 Deixa eu explicar. A Era de Ouro dos quadrinhos aconteceu durante a Segunda Guerra Mundial, quando todo mundo estava com medo e receio do que estava acontecendo, foi aí que surgiram grandes heróis poderosos nos quadrinhos, que serviram para animar a galera, dando a impressão de algo grandioso que poderia protege-los.
 Isso também aconteceu principalmente no inicio da Dc Comics, com seus icônicos heróis.



 Inicialmente os heróis eram perfeitos, poderosos e sem problemas que eles não pudessem resolver, e as pessoas gostavam disso.
 Em uma época que a Dc fazia sucesso com a Liga da Justiça, a Marvel precisava de algo para os tirar de uma crise, e foi então que Stan Lee (é, aqueles cara que meio mundo adora) surgiu para escrever para a editora. A jogada que ele inventou para a criação de seus personagens foi criar personagens mais humanos, com problemas e uma vida que se assemelhasse com a dos leitores. Isso foi um sucesso e salvou a editora. Foi dessas ideias que surgiram personagens como o Quarteto Fantástico, que não eram super seres, mas sim uma família que acidentalmente ganha poderes, e também o Homem-Aranha, com seus problemas de dinheiro.



 Nascia aí uma tendencia.
 Essa ideia começou a se espalhar por toda a parte e então surgiu um padrão, o de personagens humanos.
 De uns tempos para cá está claro que as pessoas não só gostam dos super heróis com defeitos (tipo o Wolverine e seus mil e um problemas), mas também veneram os vilões. Dos mais carismáticos como o Loki de Tom Hiddleston, até o Coringa sádico de Heath Ledger.



 Mas isso não é ruim, eu pelo menos acho que não, isso só prova que hoje estão trabalhando muito bem os vilões, fazendo que quem lê ou assisti tenha alguma simpatia com aquele personagem, ou pelo menos ache que ele foi bem trabalhado e é um bom vilão.
 Mas então chegamos no problema real, a diminuição da perfeição.
 Estou me referindo a dois tipos de diminuição, a real falta de personagens perfeitos e a opinião popular de que esses personagens sejam desnecessários e sem graça.
 Talvez isso seja verdade, talvez eles sejam mesmo sem graça, mas acho que são necessários sim e vou dizer o por que.
 Os quadrinhos de super-heróis são feitos para vermos esses super seres fazendo coisas grandiosas e depois voltando pra casa pra jantar. Mas falando sério, será que no meio de tantos seres não existiria algum grande ser que iria ser mais do que os humanos normais podem entender, que ele não teria problemas, ele não teria crises, ele seria perfeito. É claro que esse ser existiria, e ele teria problemas maiores do que se preocupar em pagar as contas ou limpar a casa. E a existencia desse ser é boa por que da esse toque fantástico no mundo dos quadrinhos, os quadrinhos não são um espelho da realidade, são vários mundos fantásticos que podem ser explorados de diversas maneiras, e ter algo tão perfeito e poderoso deixa aquele toque de a um deus entre nós, entendem? Ou você acha que um deus precisa ir todo fim de mês pagar a conta de luz dele? Provavelmente ele já deve gerar energia por si só.


(Eu acho que o Superman tem problemas maiores do que tirar o gatinho da árvore.)

Bom, essa foi a minha opinião sobre esse assunto. Claro que ela pode mudar em algum momento (a opinião de todo mundo muda, por que a minha não pode mudar?), mas atualmente é essa. Espero que tenham gostado do post e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe sua opinião!